Equipas são mais motivadas por líderes humildes e autênticos

A Porto Business School, em parceria com a Leaders2be, apresentou esta semana as conclusões do Barómetro sobre Liderança e Engagement em Portugal. O barómetro revela que as equipas são mais motivadas se os seus líderes forem pessoas humildes e autênticas.

O estudo teve como principal objetivo analisar o modo de atuação dos líderes nacionais e a forma como criam engagement nas suas equipas, e otimizar práticas de liderança.

Segundo os dados analisados, características como humildade e autenticidade dos líderes que ocupam cargos superiores aumentam a motivação das equipas em cerca de 70%, sendo que o comportamento de um líder influencia em 30% a motivação das equipas.

O comportamento do líder revela-se, assim, determinante para o nível dos indicadores motivacionais dos colaboradores, nomeadamente no que diz respeito à capacidade mobilização e orientação para resultados. Quanto mais elevada a classificação dos líderes nas dimensões mencionadas, maior o nível de motivação dos colaboradores.

O Barómetro sobre Liderança e Engagement em Portugal partiu da análise de variáveis como as competências dos dirigentes ao nível da liderança, a perceção da valorização do trabalho por parte dos colaboradores e o grau de identificação com a cultura organizacional.

Por Ana Rita Costa, in Call Center Magazine

26 de junho de 2013